Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pedro Nogueira Photography

Um blog para mostrar as minhas fotos e para escrever sobre tudo o que me vier à cabeça …assim haja tempo.

Inside Apple’s Magic Factory

23
Fev12

O apresentador Bill Weir, juntamente com uma equipa da ABC, teve acesso exclusivo a uma das linhas de produção da Apple, na China. Mais concretamente a uma fábrica da Foxconn, que é um dos maiores fornecedores de software da Apple a partir daquele país.

Um local onde os funcionários dormem e trabalham seis dias por semana recebendo salários miseráveis e onde já se deram 18 suicídios.

A reportagem refere-se à Apple mas podia ser outra das muitas marcas que praticam a mesma política de escravatura do século XXI com a conivência dos alegres consumidores ocidentais que fingem desconhecer as péssimas condições de trabalho daqueles desgraçados, pelo menos enquanto tiverem poder de compra para se pavonear com os seus gadgets de preço inflacionado, contribuindo assim para os lucros astronómicos dos Steve Jobs e Bill Gates deste mundo.

Seria bom que os meninos que fazem birras para os papás lhes comprarem estes gadgets e que a tarefa mais árdua que têm no dia, é terem de se levantar para ir à escola e que aqueles que passam o dia no Facebook, a partir do seu local de trabalho, a pedir greves, em lugar de estar a trabalhar, vissem esta reportagem e fossem percebendo, ou não, o que custa a vida para muita gente.

Quer sejam chineses a montar iPads, a troco de um dólar e setenta por dia, quer sejam crianças Indonésias a coser Nikes e Timberlands a troco de um dólar por dia para depois nós comprarmos gadgets a oitocentos euros e calçado a cento e cinquenta, tudo se passa debaixo do nosso nariz e com a nossa cobarde conivência e conveniência.

Metam a cabeça na areia o tempo que quiserem, mas a médio prazo, se entretanto nada for feito, o futuro dos vossos filhos na europa será igual. Mesmo para aqueles que, por exemplo, diziam que um americano a conduzir um carro japonês era fruto de um filme de ficção científica.
O mundo dá muitas voltas, meus amigos.

Uma reportagem da ABC, transmitida pela BBC.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.