Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pedro Nogueira Photography

Um blog para mostrar as minhas fotos e para escrever sobre tudo o que me vier à cabeça …assim haja tempo.

Eh lá, Domingos Paciência!

18
Jan12

Estive agora a ler esta notícia.

Sempre o defendi, quando o acusavam de não ser treinador para o Sporting CP.
Aos olhos dos adeptos leoninos e após a primeira contrariedade há algum que seja?
Depois, à medida que o campeonato foi avançando já comecei a ter mais dúvidas, em parte pelas feições de pânico que demonstra ao longo dos jogos, quando as coisas não começam logo a correr de feição, não incutindo nenhuma confiança nos jogadores, antes pelo contrário, e também por alguma teimosia que parece ter vindo a demonstrar na escolha dos titulares, salvaguardando sempre que quem passa a semana com os jogadores é ele e nós somos apenas treinadores de bancada.
Bottom line, já me convenceu mais.
Parece-me que está um bocado naquela linha de “Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré”.
Quanto à notícia em questão, só por se ter atirado ao Engodinho Golpes já voltou a subir na minha consideração.
Domingos, tem toda a razão quando menciona a falta de um “discurso equilibrado” que tanto pode ser um barrete que serve a Engodinho Golpes como ao Careca do Prior Velho. Ambos têm discursos populistas e é disso que o meu povo gosta.
Domingos tem toda a razão quando refere que “Se é ano de mudança, nunca se pode estar aquém das expectativas”.
O problema é que os que sonham muito alto, quando regressam à terra têm quase sempre uma aterragem conturbada e foram muitos os que se deixaram ou fingiram deixar enganar por promessas que dificilmente poderiam ser cumpridas, muito menos a curto prazo.
Por muito que custe ouvir, o Sporting Clube de Portugal tem três títulos conquistados nos últimos trinta anos e não há ninguém que em seis meses possa fazer grandes mudanças.
Há que não esquecer que a direcção empossada tem vindo a aguentar-se à custa de um “balão de oxigénio” que nem os mais optimistas esperavam vir a encontrar. Algum aparente sucesso desportivo, fruto de compras avulsas de jogadores, a preços astronómicos, muitos deles de valor duvidoso e onde, invariavelmente, os únicos beneficiários são os intermediários que embolsam chorudas comissões.
É certo que Domingos, terminada a primeira volta, tem os mesmos pontos que tinha Paulo Sérgio e está à mesma distância do primeiro classificado que estava esse mesmo treinador/forcado.
O que faz a direcção empossada?
Se por um lado tenta arranjar já um bode expiatório, alegando que a prestação na primeira volta é “aquém das expectativas”, por outro, faz tentar passar a mensagem de que os 28 pontos deste ano valem mais do que os 28 pontos do ano passado. Definitivamente não estudámos pela mesma cartilha. Talvez para tentar esconder que a única diferença real são mais 47 milhões de passivo e uma permanente navegação à vista onde nunca se sabe onde se vai desencantar verba para os ordenados do mês seguinte.

Como se não fosse suficiente, a direcção empossada vem falar na luta em quatro frentes. Alguém no seu perfeito juízo acredita que, excepto a Taça de Portugal, se pode vencer mais alguma coisa?

Por mim já se tinha mudado a direcção e tentado ainda salvar o Clube e deixava-se, para já, ficar o treinador.
Quem sabe daqui a um mês ou dois, mas isso é tema para outra altura.
Infelizmente palpita-me que é mais fácil acontecer o contrário e voltarmos, não à estaca zero, mas a um Sporting Clube de Portugal muito pior do que o dos últimos trinta anos.

Saudações Leoninas!



4 comentários

Comentar post